MESTRE LOURENÇO DE PONTA DE PEDRAS.


Mestre Lourenço se tornou Patrimônio Vivo de Pernambuco em agosto de 2025.

O artesão Lourenço Pereira Luna, o Mestre Lourenço, foi escolhido como um dos novos Patrimônios Vivos de Pernambuco. Natural de Ponta de Pedras, distrito de Goiana, na Zona da Mata Norte, ele desenvolve a arte da cestaria com fibras naturais da cana-brava, colhidas às margens dos manguezais e rios do Engenho Massaranduba e da região de Tejucupapo.

Com mais de 50 anos dedicados ao artesanato, Mestre Lourenço transforma matéria-prima simples da natureza em peças que impressionam pelo capricho e beleza. São cestos, luminárias, pãozeiras, cobridores de bolo, bandejas e muitos outros itens que carregam sua identidade e talento.

Filho de pescador, Lourenço começou ainda adolescente, com o objetivo de ajudar na renda da família. Usou as mesmas técnicas do covo de pesca, uma armadilha tradicional para pegar peixe, e criou um estilo próprio de trançado, dando origem a um artesanato único e cheio de história. Hoje, vive exclusivamente do que produz com as próprias mãos e envia suas peças para todo o Brasil.

O título de Patrimônio Vivo foi anunciado nesta quarta-feira (6), pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), após votação do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE).





 

Comentários

Veja também:

© 2020-2025  Willemberg Francelino.