Guindaste do Rio Goiana.

 

"O guindaste foi instalado, à margem do canal de Goiana, nas proximidades da vila operária, pela então Companhia Industrial Fiação e Tecidos de Goyanna, que dele se utilizava na sua fase próspera para o desembarque de madeira destinada à construção de seu patrimônio imobiliário, casas e instalações, e de lenha, utilizada na alimentação de suas fornalhas, de altas chaminés. Não tendo informações seguras de sua data de instalação, registro que em 1922, quando do aportamento em Goiana do navio Irati, o guindaste já existia." (trexo do Livro: "Goiana em versos e prosa" josué Sena).
O canal construído na calha do rio Capibaribe Mirim deu origem, no final do século XIX, ao porto de Goiana, desaguadouro natural das riquezas produtividade econômica de diversos municípios da zona da Mata de Pernambuco.
   Deste porto, desativado em 1937, resta um dos deste que foi instalado em 1920 pela Companhia Industrial Fiação e Tecidos de Goyanna, que dele se utilizava para o desembarque de madeira para uso em construção e instalações bem como lenha para alimentação de suas fornalhas.


Comentários

Veja também:

© 2020-2024  Willemberg Francelino.