CRUZEIRO DO CARMO.

Cruzeiro do Carmo Goiana-PE
Foto: Willemberg Francelino

No conjunto arquitetônico do Carmo encontra-se o Cruzeiro construído por Frei Afonso em louvor à Virgem do Carmelo. Aplicou nele toda a sua arte. A data de 1719 está assentada ao pé da monumental cruz situada em frente à Igreja Conventual.

Em Goiana conta-se que o cruzeiro é o início do túnel de uma passagem secreta até a Igreja do Carmo. Diz-se que religiosos enterraram ali seu tesouro. Por acreditarem nisso, muitas pessoas da cidade afirmavam que embaixo do cruzeiro existem pedras preciosas, potes com ouro e outras riquezas. Houve quem chegasse a procurar por tudo isso entrando no túnel. Trabalho que foi em vão, pois nada se encontrou. Essas pessoas que tentaram, alegam que ao adentrar o túnel uma ventania muito forte se iniciava as impedindo de procurar.

Os moradores mais antigos da cidade afirmam categoricamente até hoje que esse tesouro existe. O túnel acabou sendo fechado por conta dos insetos que ali habitavam e acabavam por adentrar a Igreja do Carmo. Outra história que gira em torno desse cruzeiro é a de que quando o dono de algum pertence valioso que está escondido vem a falecer, ele volta em forma de sonho para alguém de sua família e lhe diz o local exato de seu esconderijo. Histórias e teorias à parte, o fato é que na estrutura do cruzeiro notam-se traços da arquitetura chinesa nas perfilaturas que o contornam e características barrocas em todo o conjunto. Foi esculpido peça por peça como um grande quebra-cabeça é considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN como a maior obra no gênero de toda a América Latina.


Localização: 

Comentários

Veja também:

© 2020-2024  Willemberg Francelino.